O governador Ronaldo Caiado e o prefeito Adib Elias entregaram os primeiros cartões do programa Mães de Goiás na tarde desta terça-feira. O benefício do Governo do Estado garante R$ 250 mensais a mães com filhos de 0 a 6 anos, em substituição ao extinto Renda Cidadã.
O evento aconteceu no auditório da Universidade Federal de Catalão e reuniu, ainda, o deputado federal José Nelto (Podemos) e prefeitos da região. Caiado garantiu que, mesmo lançado no penúltimo ano de mandato, o programa é permanente. “Foi preciso reorganizar as finanças do Estado. Agora, não existirá mais aquela antiga situação das senhoras chegarem à boca do caixa e não haver crédito”, garantiu o governador.
Ausências
Praticamente 100 das 560 contempladas não estiveram presentes. Ouviu-se críticas quanto ao local escolhido para o evento: no Setor Universitário, o auditório da UFCAT é de difícil acesso para muitas famílias. Não foi divulgado se a definição do local partiu do Governo do Estado ou da Prefeitura, mas o governador agradeceu à reitoria pelo espaço durante o discurso.
Ao menos dez dos 15 vereadores da base aliada não compuseram o palco e não foram vistos circulando pelo espaço. O C1 apurou que há, nos bastidores, insatisfação de muitos parlamentares com a influência do vereador Deusmar Barbosa (DEM/União Brasil) junto ao Centro de Referência de Assistência Social e à secretaria de Assuntos Comunitários, que auxiliaram o Governo do Estado no evento. O vereador, ausente, tem familiares e aliados políticos nas duas pastas.
Adriete Elias e Gracinha Caiado, secretária de Promoção e Ação Social e presidente da Organização das Voluntárias de Goiás, respectivamente, também não participaram do evento. Adriete foi representada pelo secretário de Habitação Leovil Júnior, que discursou e fez a entrega de alguns cartões.