Dois secretários municipais dividem as apostas sobre o apoio do grupo do prefeito Adib Elias para a disputa de vaga na Assembleia Legislativa em 2022: Adriete Elias, secretária de Promoção e Ação Social, e Leovil Júnior, de Habitação.
Adib deixou o Podemos na última semana e as dúvidas quanto às regras para o próximo pleito dificultarão a formação de chapas competitivas na maioria dos partidos. A base do governador Ronaldo Caiado (DEM), por exemplo, tende a concentrar as filiações dos candidatos em apenas dois ou três partidos para garantir a eleição das maiores bancadas.
Adriete Elias já foi deputada estadual: elegeu-se em 2006 e perdeu a disputa pela reeleição em 2010. Leovil Júnior nunca disputou eleições. Ambos tiveram os nomes ventilados em 2018, mas acabaram apoiando a candidatura do vereador Deusmar Barbosa, que naquele momento conseguiu se viabilizar ao deixar o MDB e assinar ficha no DEM após a declaração de apoio de Adib à candidatura de Caiado. Deusmar amargou a pior votação de um candidato do grupo dentro de Catalão e ficou na terceira suplência.
Aliados de Adriete e Leovil admitem que não há disputa, dada a boa convivência entre os secretários e as condições que cada um reúne. A expectativa para a escolha é ainda maior diante do atual cenário na região: outros partidos e grupos políticos têm dificuldades para formação de chapas que possam atingir o alto coeficiente eleitoral. Ainda assim, o vereador Rodrigão (Podemos) deve procurar uma sigla para disputar, novamente, sem o apoio formal do grupo do prefeito.
Outros secretários também têm os nomes citados, mas deverão se preparar para as eleições municipais de 2024. O secretário de Saúde e ex-prefeito Velomar Rios tende a ser a aposta do grupo para encabeçar a chapa majoritária, mas Cairo Batista (Indústria e Comércio) e Rodrigo Margon (SAE) já admitem intenção na disputa.