O prefeito eleito Velomar Rios convocou a imprensa na manhã desta segunda-feira e, ao lado do vice-prefeito eleito Nelson Fayad, anunciou os primeiros secretários da gestão. O organograma da Prefeitura é composto por 20 secretarias e cinco autarquias, e seis nomes foram apresentados agora.
Quem é quem
Neusa Rios é pedagoga, empresária e retorna à secretaria de Promoção e Ação Social, que comandou entre 2009 e 2012. As expectativas estão muito voltadas para a pasta, já que o prefeito eleito destacou, durante toda a campanha eleitoral, que fará uma gestão novamente “focada no cidadão”.
Celso Calixto é advogado e também retorna à pasta que comandou entre 2009 e 2012, a Procuradoria Geral.
Jamil Torquato, advogado, atuou na iniciativa privada e, a partir de 2009, ocupou várias funções no serviço público. Foi secretário de Administração entre 2009 e 2012, responde atualmente pela Controladoria Geral e assume a secretaria da Fazenda.
O engenheiro civil Luís Severo retorna à secretaria de Planejamento, que comandou entre 2009 e 2012. Responde atualmente pela secretaria de Transportes e Infraestrutura e foi coordenador da campanha. Antes, teve o nome cotado para ser o candidato do grupo a prefeito.
Adilson Ciríaco é matemático e administrador de empresas, coordenou e dirigiu escolas públicas e particulares, e agora assume a secretaria de Educação.
Leonardo Santa Cecília é advogado, responde atualmente pela Educação e assume a secretaria de Saúde.
Critérios
Velomar reforçou os critérios para a escolha dos auxiliares. “Integrar o nosso grupo político, ter ligação técnica com a área e ser humilde de entender as diretrizes da nossa gestão”.
O prefeito eleito garantiu que vai anunciar os demais nomes gradativamente, mas lembrou que não trabalha sob pressão. “Respeito as expectativas, embora sejam de uma, ou outra pessoa, mas não fizemos qualquer compromisso prévio. Estou conversando com as pessoas agora e fazendo os convites”.
Adib Elias
Desmentindo análises publicadas em alguns veículos de comunicação, Velomar disse que as portas da Prefeitura estão abertas aos novos secretários para a busca de todas as informações necessárias, e contou que as primeiras conversas foram com Nelson e com o prefeito Adib Elias. “Trabalho com ética, com responsabilidade e respeito. Sentei-me com o Nelson, ele é o nosso próximo vice-prefeito, e posterior a isso estive com o prefeito Adib. Aí sim, comecei a conversar com as pessoas”.
Opiniões
Procurados pelo C1, líderes políticos opinaram sobre as escolhas. O vice-prefeito João Sebba disse que “os nomes são relevantes, de competência comprovada, com experiência em cada uma das áreas e vão contribuir sobremaneira para o sucesso da administração Velomar”.
Luiz Sampaio, assessor especial do Governo do Estado, avaliou que “as expectativas de toda a cidade são as melhores possíveis, porque o prefeito Velomar é muito cauteloso e dedicado. Ele tem muitos bons nomes à sua disposição e tenho certeza de que todas as escolhas vão ser assertivas, como as primeiras. Ele vai dar continuidade ao trabalho do prefeito Adib e vai avançar muito, contando com o nosso apoio, do governador Ronaldo Caiado, do vice-governador Daniel Vilela, da Assembleia Legislativa e da Câmara Federal, o que ele não teve antes”.