Famílias atingidas pelas mineradoras da região bloquearam na última semana a GO-504, que dá acesso à BR-050, cumprindo mais uma etapa do protesto em que denunciaram os danos causados à agricultura e às suas vidas em Catalão, Ouvidor e comunidades.
O movimento teve início há 40 dias, com visitas ao prefeito Adib Elias, à Câmara de Vereadores e aos principais veículos de comunicação. As famílias cobram, principalmente, benefícios permanentes às comunidades e valores justos na comercialização de suas terras, além de estudos de impacto ambiental.
Nesta terça-feira, alguns atingidos voltaram à Prefeitura e comunicaram ao prefeito que a Mosaic Fertilizantes chegou a um acordo para adquirir uma propriedade rural, a única em disputa judicial envolvendo a empresa. Adib disse, em entrevista à Rádio Nova Liberdade FM, que a mineradora ofereceu R$ 1,08 milhões por alqueire de terra da propriedade.
Outra propriedade, na Comunidade Coqueiros, também está em disputa judicial, mas com a CMOC. A mineradora não retornou às tentativas de contato do C1.