O médico e empresário Jamil Calife (PP) foi o candidato a deputado estadual mais votado em Catalão. Apoiado pelo prefeito Adib Elias, pelo vice-prefeito João Sebba (PP), pelos ex-prefeitos Haley Margon e Velomar Rios, e por 14 dos 17 vereadores, Jamil obteve 19.183 votos na cidade e 38.248 em todo o Estado, alcançando a 12ª. posição entre os 41 eleitos.
Dentre os postulantes da cidade, Jamil foi quem teve menos tempo para trabalhar o nome junto ao eleitorado. Foi ungido candidato em meados de maio, com o recuo do hoje secretário de Governo Leovil Júnior (PSD), enquanto os adversários diretos já vinham percorrendo a região e o Estado desde o resultado de 2018.
Ainda assim, Jamil e Adib aproveitaram a pré-campanha para articular apoios em outras cidades, e intensificaram o trabalho em Catalão após a autorização oficial para os pedidos de votos. Reuniões com as bases dos vereadores e minicarreatas nos bairros foram as principais estratégias adotadas, sob a coordenação do secretário de Indústria e Comércio Cairo Batista, do assessor especial Michel Martins e do empresário Augusto Mascarenhas.
Em entrevista à Rádio Nova Liberdade FM na tarde desta segunda-feira, novamente ao lado de Adib, Jamil foi perguntado se tem intenção de apresentar o nome para a disputa pela presidência da Assembleia em fevereiro próximo. “Já sou muito feliz e dono de uma responsabilidade muito grande ao ser escolhido por tantos conterrâneos de toda a região, mas o meu nome está à disposição. Não é um projeto individual e fica difícil responder no dia seguinte à eleição, mas vamos, sim, conversar muito com os atuais e os novos deputados”, resumiu Jamil.
Adib foi mais direto. “O Jamil tem capacidade e todas as possibilidades, sim, de disputar a presidência da Assembleia. Catalão tem 70 mil eleitores e o nosso deputado empatou com a primeira-dama de Anápolis Vivian Naves, esposa do meu grande amigo Roberto, de uma cidade com três ou quatro vezes mais eleitores. Os nomes atualmente ventilados, de atuais deputados que foram reeleitos, não garantem a segurança de uma Assembleia pautada no bom debate, na boa política, então estou à disposição do Jamil para tentar ajudá-lo caso seja a sua intenção”.
Gustavo Sebba
O deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB) seguirá para o seu terceiro mandato. Mesmo obtendo no Estado 1.313 votos a menos do que em 2018 (27.973, e 29.286 há quatro anos), Gustavo foi o mais votado do partido.
Resultado
Veja as votações dos principais candidatos em Catalão:
Jamil Calife (PP), eleito | 19.183 votos
Gustavo Sebba (PSDB), reeleito | 9.468 votos
Rodrigão Carvelo (PRTB) | 6.813 votos
Luiz Sampaio (Solidariedade) | 3.755 votos
Henrique César (PSC), reeleito | 1.046 votos
Major Araújo (PL), reeleito | 355 votos
Ismael Calon (PT) | 343 votos
Fred Rodrigues (DC, sub judice) | 341 votos
Bia de Lima (PT), eleita | 300 votos
Quirino (Republicanos), eleito | 297 votos
51.622 votos válidos
3.491 votos em branco
2.656 votos nulos
16.483 abstenções