Catalão perdeu na madrugada desta terça-feira o médico José de Fátimo Moreira. Aos 77 anos, o pediatra natural de Goiandira estava internado com complicações decorrentes de um câncer.
Militante do extinto PMDB, hoje MDB, José Moreira assumiu a candidatura do partido à prefeitura em 1992 sem muitas esperanças do grupo. Ainda assim, os desgastes na infraestrutura da cidade durante a gestão de Aguinaldo Mesquita (1989-1992) e o apoio do então governador Iris Rezende (1991-1994) falaram mais alto e deram a vitória ao goiandirense.
Construiu e inaugurou, como prefeito, o Palácio da Justiça (Fórum), o CAIC São Francisco de Assis e o Centro Social do Folclore e do Trabalhador, modernizou as Avenidas 20 de Agosto e Farid Miguel Safatle, viabilizou sede própria para o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos (IPASC) e criou a Fundação Cultural Maria das Dores Campos. Teve a gestão marcada pela grande proximidade com o servidor público e pelo trabalho social desenvolvido pela então primeira-dama Marta Moreira.
José Moreira não elegeu o sucessor. Foi presidente do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás, o IPASGO, entre maio de 1997 e abril de 1998. Com passagens pelo PL e pelo PSDB, teve o nome ventilado para voltar a disputar as eleições de 2000 e 2004, mas apenas acompanhou a eleição da esposa como vereadora em 2000. Retornou ao PMDB em 2008 e teve atuação destacada na campanha de Velomar Rios, que foi seu chefe de gabinete na década anterior.
O último registro público data de 3 de junho, quando foi visitado pelo médico e empresário Jamil Calife, pré-candidato do grupo a deputado estadual pelo Progressistas.
O médico deixa esposa, três filhas, oito netos e dois bisnetos.
Homenagens
Marta Moreira escreveu um emocionado comunicado em uma rede social ainda durante a madrugada. “Estou entregando o meu amado esposo para a casa do Pai, nos braços de Maria, Mãe de Deus. Foi tranquilo, sereno, em paz, como foi durante toda a sua vida. Sua missão foi cumprida aqui com honradez, seriedade, companheirismo, amizade, parceria, cumplicidade e muito amor pela família e pelos amigos. Te amo e te amarei para sempre”.
Várias autoridades se manifestaram. O prefeito Adib Elias compartilhou postagem da Prefeitura, em que decretou luto oficial de três dias, e se solidarizou com os familiares e amigos. Em entrevista à Rádio Nova Liberdade FM no início da tarde, o prefeito lembrou que José Moreira exerceu também, por muitos anos, o papel de anestesista. “Quando praticamente não tínhamos a especialidade em Catalão, o Dr. José Moreira atuou muito, em várias cirurgias, como anestesista”.
O vice-prefeito João Sebba (PP), em contato com o C1 logo pela manhã, destacou que José Moreira “foi grande médico pediatra em nossa cidade, cidadão exemplar na verdadeira acepção da palavra, grande filho, marido, pai, avô, um homem de vida humilde e sempre voltado à família”. João Sebba foi candidato a prefeito pelo extinto PFL em 1992.
O vereador Jair Humberto (PROS), presidente da Câmara, disse que “perdemos um grande ser humano, um homem público de primeira grandeza, dotado de um espírito republicano imensurável. Dr. José Moreira deixa como legado, além da sua família, a sua vida pública como exemplo para todos nós”.
A superintendente do IPASC Karla Rabelo suspendeu o funcionamento do órgão nesta terça-feira.