Vereadores eleitos e reeleitos anunciaram nesta terça-feira a antecipação da escolha dos comandantes da Câmara nos biênios 2025-26 e 2027-28. O atual presidente Jair Humberto (Solidariedade) vai continuar no cargo, a partir do início da nova legislatura, e o vereador Gilmar Antônio (União Brasil) vai sucedê-lo.
A articulação é uma nova derrota para o vereador Deusmar Barbosa (MDB), que manifestava intenção de retornar à presidência com os apoios do prefeito Adib Elias e da secretária de Promoção e Ação Social Adriete Elias. Ele presidiu a Câmara em cinco oportunidades (2005-06, 2009-10, 2011-12, 2013-14, 2017-18), mas responde a várias ações de improbidade administrativa.
“O bom trabalho do Jair o credencia a continuar comandando a Câmara, enquanto a ficha do Deusmar credencia os vereadores a anteciparem as discussões e a escolherem o Gilmar para o segundo biênio”, adiantou um aliado do grupo ao C1.
Manifestações
Outros oito vereadores juntaram-se a Jair para um encontro no Emporium Rodriguinho, de propriedade do vereador Rodrigão (Republicanos), na noite de terça-feira. Gilmar, Daniel Tufão (Podemos), Idelvan da Saúde (Podemos), Cleuber Vaz (Podemos), Cláudio Lima (MDB), Sargento Anísio (MDB), Rodrigão e Luís Pamonheiro (MDB) definiram a composição da nova mesa diretora com Jair, Idelvan na vice-presidência, Daniel na primeira secretaria e Anísio na segunda secretaria, e Gilmar comandando a Casa no biênio seguinte.
Na manhã seguinte, os vereadores Gilberto Barbosa (Solidariedade) e Thomas Mesquita (Podemos) aderiram ao grupo, quando gravaram um vídeo no escritório político do prefeito eleito Velomar Rios (MDB). O local foi estrategicamente escolhido para confirmar, segundo um vereador, que Velomar não interferiu no processo, mas abençoou a escolha da maioria.
A eleição acontece no dia 1º. de janeiro de 2025, minutos após a sessão solene de posse.