A Prefeitura e o Governo do Estado, através da secretaria de Saúde e do Instituto Médico Legal, assinaram um termo de cooperação na manhã desta terça-feira para garantir a instalação do Serviço de Verificação de Óbito em Catalão.
Agora, todos os casos de morte – incluindo as violentas, por acidentes, autoextermínio, envenenamento e afogamento – deixarão de ser encaminhados para o IML de Caldas Novas.
Pela parceria, a estrutura do IML, localizado na Avenida Dr. Lamartine Pinto de Avelar, será usada para os exames de verificação das causas das mortes e emissão das declarações. A Prefeitura contratou a equipe necessária para a instalação do serviço.
“Em 2014, os administradores foram convidados pelo Governo Federal para que a cidade sediasse as bases regionais do SAMU e do SVO, mas, surpreendentemente, o convite foi recusado. Com esse ato, o prefeito Adib Elias faz justiça aos moradores de Catalão, que tiveram que passar pela agonia de esperar até 15 horas pela liberação do corpo de um ente querido pelo SVO de Caldas Novas”, disse o médico Antônio Tessari, coordenador do Núcleo de Polícia Técnico-Científica de Catalão.
“Outra vantagem da instalação do serviço é a possibilidade de esclarecimento da causa de todas as mortes, o que é de fundamental importância do ponto de vista epidemiológico”, lembrou Gizelda Alcântara, secretária de Saúde.
Vereadores, outros secretários, promotor, delegados e o prefeito Adib Elias também participaram da assinatura.