Catalão agora pode contar com um espaço para tratamento de dependentes químicos. A Prefeitura entregou à comunidade, na manhã desta segunda-feira, o Centro para tratamento de Dependentes Químicos de Catalão no Bairro Conquista.
Único complexo público com estrutura e profissionais capacitados para atuarem 24 horas no atendimento aos dependentes químicos em Goiás, o CDQC conta com 2.131 m² de construção em área total de 15.000 m². A clínica segue todas as normas e exigências vigentes de funcionamento e custou R$ 10 milhões.
O espaço tem 65 leitos masculinos e 29 femininos, consultórios (clínico geral, psicologia, psiquiatria, assistência social e terapia ocupacional) e salas de enfermaria, refeitório completo, piscina, quadra poliesportiva, campo de futebol e galpão para oficinas profissionalizantes.
Emocionado, o prefeito Adib Elias disse que o investimento é um dos poucos no Brasil. “Catalão, mais uma vez, dá passos inéditos quando o assunto é saúde pública. É a realização do sonho das famílias que lutam pela recuperação de um ente viciado em drogas ou álcool, dos meus colegas médicos e de todas as pessoas que integram a rede de proteção à saúde e à vida no município”, disse.
Homenagem
O espaço homenageia a ex-primeira-dama Joana Gomide Margon, conhecida por Dona Joaninha, falecida em 2020.
Por ter sido uma das precursoras nas ações de reabilitação de alcoólatras e toxicômanos durante a gestão de Haley Margon Vaz (1983-88), Dona Joaninha foi escolhida pelo prefeito Adib Elias para a denominação do CDQC.