O governador Ronaldo Caiado voltou a Catalão nesta quinta-feira para uma rápida solenidade no pátio da HPE Automotores, representante da Mitsubishi Motors e da Suzuki Veículos, em comemoração aos 25 anos de atividades no Distrito Mínero-Industrial. Mesmo acompanhado de deputados votados na cidade e sendo recebido pelo prefeito Adib Elias, o governador não anunciou efetivamente a duplicação das GOs 330 e 020, não fez qualquer menção ao Hospital Regional que a Prefeitura repassará ao Estado, e não tratou da indicação de um nome para representar a cidade no secretariado.
Visivelmente apressado, alegando audiência com o senador Eduardo Braga sobre o projeto de Reforma Tributária do Governo Federal, Caiado bem que tentou afagar o grupo. Ele declarou, à chegada, que “a Prefeitura de Catalão nos socorreu em 2019 recuperando o asfalto até Pires do Rio” e, à Rádio Nova Liberdade FM, que “a história com Adib é de muitos anos; mesmo ainda na oposição ao MDB, vinha a Catalão apoiá-lo porque ele sabe administrar a cidade”.
Adib esteve de cabeça baixa durante praticamente toda a programação e, ainda no Aeroporto João Netto de Campos, concedeu entrevista em que disse que “a prospecção de obras e benefícios para a região é muito mais importante do que ver as autoridades”. Muitos secretários não participaram.
“Adib está na fase da vida em que os afagos públicos já não representam tanto se, à distância, nem tudo acontece como previsto ou acordado”, disse um auxiliar do prefeito ao C1.
“Nosso prefeito”
O vice-governador Daniel Vilela fez questão de demonstrar que a reaproximação com o prefeito Adib Elias está consumada. Daniel é presidente regional do MDB e expulsou Adib do partido após o apoio do prefeito à eleição de Caiado em 2018.
“É uma grande alegria voltar a Catalão para celebrar os 25 anos da Mitsubishi, momento que teve uma intensa atuação do meu pai (ex-governador Maguito Vilela, 1995-98), do nosso prefeito Adib Elias, deputado à época, e do Haley (ex-prefeito, 1983-88, e ex-deputado federal Haley Margon, 1991-94)”, disse Daniel em entrevista coletiva. O vice-governador, que perdeu o pai em 2021, repetiu a declaração no palco da solenidade quando chamado pelo governador.
Ambos foram vistos conversando em pelo menos dois momentos durante a programação, e o C1 apurou que havia a expectativa de jantarem juntos na cidade, informação não confirmada até o fechamento da matéria.
HPE
A HPE é uma das maiores empregadoras da região, com geração de 10 mil postos de trabalho diretos e indiretos. A unidade tem capacidade para produzir até 120 mil veículos por ano em uma área de 247 mil metros quadrados dentro do Distrito Mínero-Industrial de Catalão.