Filho do casal de dentistas Karyne Godoi e Nesser Peixoto, Henrique Peixoto Godoi está entre os 50 melhores estudantes do mundo. A dedicação, os projetos e os objetivos do jovem de 17 anos foram reconhecidos pela Varkey Foundation, que o elegeu entre os 50 finalistas do Global Student Prize, uma premiação para o melhor estudante do mundo.
Entre mais de 4 mil candidatos de 122 países, Henrique é um dos 50 finalistas. O Global Student Prize é um prêmio de US$ 100 mil (R$ 485 mil) para um aluno que causa um impacto real na educação, na vida dos colegas e na sociedade. A lista dos finalistas foi divulgada neste mês e a previsão é de que o resultado final saia em dezembro.
Henrique mora sozinho, em Goiânia, há dois anos. “Sou uma pessoa muito privilegiada por viver rodeado de pessoas que me amam e me apoiam. Apesar da distância, minha família é o meu ponto de apoio e o que me mantém de pé”, destacou em entrevista à imprensa.
O jovem dedica seu tempo aos estudos e ao Instituto Merzenich, que ele mesmo fundou em 2022. “Nosso objetivo é a inclusão da neurodiversidade na educação para democratizar o acesso à ciência”, afirmou. O jovem contou que a ideia surgiu durante um trabalho da escola.