O jornal O Popular trouxe levantamento apurando que a quantidade de funcionários comissionados da Assembleia Legislativa aumentou nos últimos anos, com um salto significativo no primeiro semestre de 2023. Dados do Portal da Transparência da Casa apontam que o ano começou com 3.711 comissionados e chegou ao recorde de 4.572 em junho.
O presidente Bruno Peixoto (União Brasil) argumentou que o incremento no quadro de funcionários é resultado das mudanças nas regras de composição dos gabinetes, que podem contar com até 95 comissionados. Antes, o limite era 58.
O Popular destacou que não é possível acessar ao valor total da folha de pagamento de junho. No Portal da Transparência da Casa, está disponível a consulta à remuneração de cada funcionário, um por vez. O site permite o download de planilhas mensais do quadro de pessoal, mas os arquivos não trazem dados de vencimentos, impossibilitando análise e soma dos valores.
Catalão
Os deputados Jamil Calife (PP) e Gustavo Sebba (PSDB) mantêm escritórios políticos na cidade, mas não divulgam relação com os nomes de seus funcionários.
A Assembleia Legislativa, em Goiânia, não retornou às tentativas de contato do C1 sobre a divulgação de funcionários por gabinete.