A reeleição antecipada do presidente da Câmara de Vereadores Jair Humberto (PROS), ainda em 2021, apaziguou o meio político. Adotada em muitas cidades, conforme adiantou o C1, a eleição antecipada também evitou interferências dos resultados eleitorais de 2022 nos trabalhos da Casa.
À época, vários vereadores admitiram que, além do bom trabalho da gestão, pesaram as ofensivas do ex-presidente Deusmar Barbosa (União Brasil) tentando voltar ao cargo. Jair, que já comandava a Casa desde janeiro de 2021 e teria mandato até dezembro de 2022, obteve 16 votos para administrar o Poder Legislativo também no biênio 2023-24.
A reeleição ainda permitiu tranquilidade na relação com a Prefeitura. “A base tem uma confortável maioria na Casa, mas a habilidade do presidente freia qualquer possível articulação contra o prefeito Adib Elias”, admitiu um vereador ao C1.
2024
Com a melhoria do debate interno e da imagem externa da Casa, tem sido natural a ventilação do nome de Jair Humberto para outros voos.
O nome do presidente foi relacionado por Adib Elias como forte opção para se candidatar a prefeito e liderar o grupo nas próximas eleições.