Desde a visita do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) ao prefeito Adib Elias em outubro de 2021, após afastamento causado pela aliança com o hoje vice-governador Daniel Vilela (MDB), várias especulações permeiam os bastidores políticos da região Sudeste. Adib e seu grupo não retornaram ao comando do MDB, mas um nome da confiança do prefeito teria sido definido para uma secretaria no Governo do Estado a partir da reeleição.
Adib ainda não deu qualquer declaração a respeito, mas parte do seu grupo fala abertamente sobre o assunto desde a retomada da convivência com o governador. Dois nomes já estariam definidos como opções para Caiado: Cairo Batista, atual secretário municipal de Indústria e Comércio, se a pasta tiver foco exclusivamente administrativo, e Luís Severo, atual secretário municipal de Transportes e Infraestrutura, se a pasta for ligada às áreas de engenharia e obras.
Desde a reeleição, em outubro, o governador não trata da possível reforma no secretariado. Primeiro, focou na aprovação da chamada Taxa do Agro. Depois, passou por uma cirurgia cardíaca em São Paulo. Agora, permanecerá em repouso até o próximo mês. As expectativas por mudanças nos comandos concentram-se sobre as secretarias da Casa Civil, de Comunicação, Cultura, Desenvolvimento e Inovação, Desenvolvimento Social, Governo, e Indústria e Comércio, e as presidências da AGEHAB, CODEGO, IPASGO e SANEAGO.
Efeito Jamil
A boa chegada de Jamil Calife (PP) à Assembleia Legislativa, com 19.183 votos na cidade e 38.248 em todo o Estado, tende a colaborar para que a região volte a ser representada no primeiro escalão do Estado.
Além disso, nas tratativas sobre a nova mesa diretora da Casa, Jamil não obstaculizou o projeto do deputado Bruno Peixoto (União Brasil), candidato à presidência.