Depois de anunciar, no dia 6, a retirada da pré-candidatura de Leovil Júnior (PSD) a deputado estadual devido à descoberta de uma patologia, o prefeito Adib Elias concedeu uma concorrida entrevista coletiva no dia 11 e anunciou o nome do médico e empresário Jamil Calife (PP) para a disputa de vaga na Assembleia Legislativa.
Psiquiatra, diretor do Hospital Nasr Faiad e sócio de empresas em todo o Estado, Jamil chegou ao auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços ao lado do prefeito e da primeira-dama Adriete Elias. Visivelmente emocionado, declarou que o sonho de participar da vida pública estava adormecido. “Isso estava adormecido dentro de mim há muitos anos, mas nunca deixei de ajudar. Desde a chegada ao grupo do prefeito Adib, há quase dez anos, não deixei de ajudar, da minha forma, aqueles que vieram até mim”, explicou Jamil.
O jovem adiantou que, logrando êxito, “o mandato será de Catalão, da região e do prefeito Adib. Vou levantar a bandeira do nosso Hospital Regional e do emprego; as ajudas sociais são importantes, mas momentâneas. É o emprego que garante dignidade à nossa gente”.
Adib destacou que poucas pessoas sabem do grande relacionamento que Adriete e ele sempre tiveram com o médico e seus pais, Antônio Carlos Calife e Nora Maria Faiad. “Jamil é preparado, dinâmico e tem tudo para galgar grandes degraus na política de Goiás. Farei por ele tudo o que estiver ao meu alcance, porque acredito muito no seu potencial”, resumiu o prefeito.
As autoridades iniciaram a entrevista com uma prece pela recuperação do ex-secretário Leovil, que era o pré-candidato do grupo desde novembro de 2021. “Estamos aqui em um misto de tristeza e alegria, porque ninguém gostaria de passar pelo que passamos, mas também estamos entregando outro grande nome a Goiás”, disse Adib Elias.
Oposição
Em uma expressão particular da política, a oposição “acusou o golpe”. Já no dia seguinte ao anúncio, o ex-prefeito Jardel Sebba (PSDB) estimulou curtidas e visualizações em postagens falsas de um blog goianiense, cujo propósito claro era atingir sua irmã Nora, mãe do pré-candidato Jamil.
Jardel também concedeu entrevista a um colunista de Goiânia, atacando o sobrinho e imputando-lhe críticas que na verdade ele, Jardel, sempre recebeu dos adversários, como por exemplo a falta de apego ao trabalho, a incapacidade administrativa e a repulsa às pessoas mais carentes. Nos áudios notadamente incoerentes, Jardel elogia Leovil Júnior e diz que temia sua candidatura – diferentemente do que ele e o filho, deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB), vinham dizendo desde dezembro -, mas afirma que o nome de Jamil Calife não lhes causa preocupação.