Os quatro catalanos que já anunciaram pré-candidaturas à Assembleia Legislativa definiram seus partidos neste sábado, último prazo para filiação partidária dos interessados na disputa. Três estarão em chapas aliadas ao governador Ronaldo Caiado (União Brasil), pré-candidato à reeleição, e um defende que o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) dispute pela oposição.
Leovil Júnior
O nome do grupo aliado ao prefeito Adib Elias, Leovil Júnior, definiu filiação ao PSD na sexta-feira, como adiantou o C1. O rápido evento aconteceu em Goiânia, na sede regional do partido, e contou com as presenças do presidente estadual Vilmar Rocha, do presidente municipal Valdevan Roldão, do senador Vanderlan Cardoso, do deputado federal Francisco Júnior e do deputado estadual Lissauer Vieira, além do prefeito Adib Elias e do vereador Jair Humberto (PROS), presidente da Câmara.
O União Brasil, o MDB e o PSD formaram as três principais chapas de candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal.
Rodrigão
O vereador Rodrigão definiu por permanecer no Podemos depois de admitir que estava à procura da sigla com chapa mais fácil para chegar à Assembleia Legislativa. Ele disputou outras duas vezes (2014 e 2018), pelo Solidariedade, e vinha dizendo que agora “escolheria o partido, não seria escolhido”.
A filiação aconteceu em Goiânia, junto ao presidente estadual Eduardo Machado, e o vereador anunciou que é o novo presidente da sigla em Catalão. Em 2020, o prefeito Adib Elias e o próprio Rodrigão foram reeleitos pelo partido.
Luiz Sampaio
O cartorário Luiz Sampaio, até então vice-presidente estadual do Cidadania, sentiu o golpe do vice-governador Lincoln Tejota no apagar das luzes das definições partidárias. Lincoln acertou filiação ao União Brasil e nova candidatura à Assembleia Legislativa, desfalcando o partido que dirigia ao lado de Sampaio e obrigando que o catalano recalculasse a rota.
Sampaio anunciou filiação ao Solidariedade, presidido em Goiás pelo deputado federal Lucas Vergílio, e a chapa de nomes é uma total incógnita. Nos próximos dias, Luiz Sampaio deverá perder grande parte dos apoios que celebrou nos últimos anos, tendenciosos a caminharem com o vice-governador Tejota.
Gustavo Sebba
O deputado estadual Gustavo Sebba permaneceu no PSDB e buscará o seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa, agora sem o apoio das máquinas municipal e estadual. O PSDB e o Cidadania celebraram federação nacional e os dois partidos também deverão caminhar juntos em Goiás, mas a saída do vice-governador Lincoln Tejota do segundo retirou nomes fortes da aliança.
Gustavo é o único mandatário na chapa, que ainda tem os nomes do ex-prefeito de Hidrolândia Paulinho Rezende e dos ex-deputados Wellington Camargo e Eliane Pinheiro.