Catalão perdeu nesta segunda-feira a educadora Dalva Rosa Badico. Aos 82 anos, Dona Dalva – como era carinhosamente chamada – estava internada com pneumonia.
Uma das principais dirigentes do MDB – depois PMDB -, Dona Dalva foi militante destacada. Ocupou cargos nas secretarias municipal e estadual de Educação, mas suas bandeiras ganharam realmente força na Câmara de Vereadores: foi a primeira e única mulher a presidir a Casa (1979-81), motivo pelo qual recebeu recorrentes homenagens nas últimas décadas.
Dona Dalva deixa duas filhas, quatro netos e quatro bisnetos.
Homenagens
Até o sepultamento, realizado às 18 horas desta segunda-feira, somente vereadores haviam se manifestado publicamente. O vereador Jair Humberto (PROS), presidente da Câmara, disse que estava “particularmente muito triste com a partida da Dona Dalva Rosa Badico, minha professora, ex-vereadora e primeira e única mulher a presidir a nossa Câmara. Peço a Deus que a acolha com bondade e que sua família seja reconfortada com a certeza de que Catalão sempre deverá muito a ela”.
O vereador Deusmar Barbosa (DEM/União Brasil), catalano que mais presidiu a Casa (2005-06, 2009-10, 2011-12, 2013-14, 2017-18), postou desejando “sentimentos à família; que descanse em paz e que Deus conforte o coração de todos”.