O martelo está batido sobre a mesa do prefeito Adib Elias: o secretário municipal de Habitação Leovil Júnior será o candidato a deputado estadual pela base aliada. Resta apenas a definição do partido de filiação, o que acontecerá somente em 2022.
O processo de escolha do nome foi longo. Estiveram em campo, já após a reeleição de Adib em 2020, os nomes da primeira-dama e secretária de Promoção e Ação Social Adriete Elias (DEM/União Brasil), do vice-prefeito João Sebba (PP), do secretário municipal de Saúde e ex-prefeito Velomar Rios (Podemos), do secretário municipal de Indústria e Comércio Cairo Batista (Podemos) e do presidente da Câmara de Vereadores Jair Humberto (PROS).
João Sebba, Velomar e Jair aceitaram ter os nomes nas pesquisas contratadas pelo grupo, mas admitiam não haver intenção real na disputa. Adriete e Cairo concederam entrevistas em que colocaram os nomes à disposição, mas no caso da primeira-dama, Adib admitia nos bastidores que não gostaria de vê-la novamente na disputa; ela se elegeu deputada estadual em 2006 e perdeu a disputa pela reeleição em 2010.
Mesmo ciente da opinião do prefeito, o grupo trabalhava nos últimos meses apenas com os nomes da primeira-dama e do secretário de Habitação. Ambos tiveram os nomes também ventilados em 2018, mas acabaram apoiando a candidatura do vereador Deusmar Barbosa, que naquele momento conseguiu se viabilizar ao deixar o MDB e assinar ficha no DEM exatamente após a declaração de apoio de Adib à candidatura de Ronaldo Caiado (DEM/União Brasil). Deusmar amargou a pior votação de um candidato do grupo dentro de Catalão e ficou na terceira suplência.
Pesou na definição por Leovil o potencial de crescimento apresentado em todos os levantamentos – será a sua primeira eleição – e o bom trânsito no meio empresarial da região. Adib e os coordenadores políticos do grupo já disseram publicamente que o nome colocado na disputa precisará se dedicar pessoalmente à busca por doadores para a campanha.
O grupo se divide, agora, entre fazer o evento de anúncio oficial nos próximos dias 9 de novembro, como estaria defendendo o prefeito, e 20, como seria a intenção do pré-candidato. Os vereadores Deusmar Barbosa (DEM/União Brasil) e Rodrigão (Podemos) admitem procurar outros partidos para a disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa, obviamente sem o apoio formal do grupo de Adib.